Segurança psicológica no trabalho: o que é e qual a sua importância

Segurança psicológica no trabalho: o que é e qual a sua importância

Um dos pilares para as empresas alcançarem alto desempenho é a satisfação dos funcionários. Por isso, ter um clima organizacional mais engajador, saudável e por consequência, mais bem sucedido é a receita para o sucesso. Para isso, a segurança psicológica no trabalho precisa ser prioridade.

A segurança psicológica no trabalho é a técnica responsável por criar um ambiente saudável, onde os colaboradores não ficam intimidados a dar opiniões, fazer perguntas ou agregar com informações e ideias.

Apesar disso, não são todas as organizações que conseguem criar esse ambiente. Muitas, aliás, não possuem o conhecimento necessário para aplicar a segurança psicológica no trabalho. E acredite, a técnica pode ser o diferencial para uma empresa decolar. A seguir, entenda mais sobre a questão.

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O que é segurança psicológica no trabalho?

Imagine uma reunião onde discute-se o planejamento para criar um novo produto. Nela, temos funcionários de níveis hierárquicos diferentes, mas todos com o mesmo objetivo: desenvolver uma mercadoria de excelência.

Ainda assim, os funcionários de cargos menores sentem dificuldade em expor suas ideias e dúvidas, com medo de serem ridicularizados ou rechaçados. A segurança psicológica no trabalho entra para evitar esse sentimento.

Ela constrói um ambiente receptivo, onde o funcionário é estimulado a ser quem é, com confiança para expressar suas visões sem medo de retaliação. Dessa forma, o receio de ser punido não existe e isso é ótimo para equipes mais criativas e autênticas.

Qual a importância e o papel das empresas?

De certa forma, a primeira e mais óbvia vantagem da segurança psicológica no trabalho é a garantia de bem-estar e harmonia entre os colaboradores. E isso não pode ser deixado de lado. Segundo uma pesquisa de 2019, da Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é 31% mais produtivo e três vezes mais criativo.

Dessa forma, temos a possibilidade de ver uma equipe com performances ainda mais excelentes. Afinal, como correm mais riscos, existem maiores possibilidades de inovação. No fim das contas, a segurança psicológica no trabalho é boa para a equipe, para o rendimento da mesma e para a rentabilidade do negócio.

Abaixo, separamos outras vantagens:

  • Cria equipes mais entrosadas e colaborativas;
  • Dá espaço para soluções inovadoras;
  • Diminui índices de turnover, reduzindo o desgaste de mudanças e o trabalho do setor de RH;
  • Gera mais receita, pois segurança psicológica garante mais produtividade.

Nessa situação toda, a empresa tem um papel fundamental: desenvolver uma cultura onde a confiança e cumplicidade são regra. Para isso é necessário dividir as responsabilidades. Afinal, todos na instituição são responsáveis, incluindo os profissionais em cargos de chefia que devem incentivar ações para a segurança psicológica no trabalho.

Mas como aplicar a segurança psicológica no trabalho?

Mesmo não sendo o único responsável, o departamento de RH é quem inicia os trabalhos. Dessa forma, a primeira coisa a se fazer é compreender a segurança psicológica e suas qualidades. Depois disso, criar um sistema para disseminar uma cultura mais positiva e participativa.

Em outras palavras, observar as práticas ideais e desenvolver palestras que mostram como agir em grupo e quais os hábitos comunicacionais mais saudáveis. Outra coisa: a contratação de funcionários deve seguir a linha descrita pela própria segurança psicológica.

Abaixo, listamos algumas boas práticas para aplicar:

  • Escuta ativa: ouvir o outro com atenção é a melhor forma de ter um espaço comunicativo. Ou seja, crie diálogos onde um escuta o outro sem interrupções, com perguntas adequadas depois de cada fala;
  • Organize uma rotina de feedbacks: o feedback precisa ser parte da cultura organizacional. Assim, o colaborador saberá onde deve se aperfeiçoar;
  • Tenha comunicação empática e não-violenta: a equipe deve ter como base o diálogo, levando em conta o estado emocional e a perspectiva do outro. Assim, as trocas de mensagens são assertivas e claras;
  • Vulnerabilidade e a imperfeição são bem-vindas: sim, é impossível exigir perfeição em qualquer esfera da nossa sociedade. Por que no trabalho isso seria diferente? A empresa deve garantir aos empregados que suas preocupações e medos são válidos, e não há nada de errado em expor os mesmos.

Os 4 estágios da segurança psicológica no trabalho

Para identificar como melhorar o clima organizacional, existem quatro estágios bem definidos da segurança psicológica no trabalho. Seguindo-os, a empresa consegue pôr em prática a teoria da segurança psicológica. São eles:

  1. Segurança em pertencer: a empresa aceita as diferenças dos funcionários, deixando claro a valorização da diversidade;
  2. Segurança em aprender: há liberdade em perguntar, discutir e errar. Com isso, todos saem ganhando;
  3. Segurança em contribuir: considera-se todas as contribuições dos funcionários;
  4. Segurança em desafiar: por fim, os funcionários têm liberdade de sugerir e implementar alterações.

Como medir a segurança psicológica?

Para saber se a segurança psicológica está em dia na sua empresa e dentro da equipe podem ser utilizados questionários e conversas com os colaboradores. Para isso, é só aplicar perguntas com base nos estágios citados acima. Por exemplo:

  1. Você se sente bem-vindo e respeitado na equipe? (1º estágio);
  2. Em reuniões, sente-se confortável em falar e dar sua opinião? (2º estágio);
  3. Acredita que suas habilidades são importantes na aplicação do trabalho? (3º estágio);
  4. Tem liberdade de dar ideias que vão alterar alguma estrutura dentro da empresa ou de implementá-las? (4º estágio).

Leia também: O que é burnout, como identificar e por que sua empresa deve se preocupar?

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Aline Almeida

Aline Almeida

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