Outubro Rosa: O que você precisa saber sobre esse mês
Quando o mês de Outubro chega, a primavera já está em vigor, faltam poucos meses para o ano acabar e uma campanha importante se inicia, o Outubro Rosa. Essa iniciativa acontece todos os anos, chega com muito impacto em sua cor, o rosa choque para conscientizar as mulheres da importância de se prevenir contra o câncer de mama.
O que é Outubro Rosa?
Outubro Rosa é uma campanha mundial de prevenção do câncer de mama, com o objetivo de conscientizar as mulheres a fazerem o exame que pode ou não detectar alguma alteração. O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, na década dos anos 90 e após uma campanha aprovada pelo Congresso Americano, o mês foi reconhecido oficialmente como “Outubro Rosa – mês de prevenção do câncer de mama”.
O Outubro Rosa é apenas uma idealização do cenário perfeito, onde mulheres por conta própria, possam ir ao médico. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o câncer e a doença mais comum em mulheres. Em 2011, quase 510.000 mulheres morreram de câncer de mama em todo o mundo.
No Brasil, o Outubro Rosa teve início no ano de 2002, na ocasião, um importante monumento da cidade de São Paulo, o Obelisco do Ibirapuera, foi iluminado com a cor que simboliza o mês. Somente em 2008 o movimento Outubro Rosa ganhou destaque com campanhas, iluminação pública, destaque na mídia, corridas e ações promocionais da campanha e apoio de grandes marcas e emissoras de televisão.
Leia também: D+ Saúde realiza campanha interna sobre Setembro Amarelo
Por que a cor Rosa?
As pessoas sabem o sentido do Outubro Rosa, mas sempre se perguntam como que a cor rosa foi a escolhida para representar o mês. Em 1991, uma mulher chamada Charlotte Haley, cujos parentes próximos sobreviveram ao câncer de mama, começou a enviar fitas de pêssego para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama.
A Fundação Susan G. Komen começou a conceder fitas rosas para os participantes da corrida em Nova York no final daquele ano, mas foi só quando Evelyn Lauder, vice-presidente corporativa sênior das empresas Estée Lauder, fundou a Fundação de Pesquisa do Câncer de Mama em 1993 que a fita rosa se tornou o símbolo da conscientização sobre o câncer de mama que ainda nos associamos a ela hoje.
A fita rosa é um símbolo de apoio e solidariedade para as mulheres no Outubro Rosa que foram diagnosticadas com câncer de mama. O rosa foi escolhido como a cor oficial, por causa de suas associações femininas. A cor já é utilizada na maioria das campanhas de publicidade, não importando uma data específica, a cor é relacionada às mulheres em todas as faixas etárias e ocasiões.
O impacto do laço rosa tomou uma imensa proporção nacional no Brasil, as empresas adotaram essa iniciativa e hoje utilizam o Outubro Rosa em campanhas internas e externas, ajudando instituições e promovendo parcerias entre empresas.
Organização Mundial da Saúde no Outubro Rosa
A Organização Mundial da Saúde reconhece a urgência dessa doença crescente e reúne atenção potencial para seu diagnóstico e cura. A organização motiva a execução de programas abrangentes de controle do câncer de mama em todo o mundo.
Os fundamentos do Programa Nacional de Controle do Câncer incluem:
- O objetivo deste programa é reduzir o número de casos mundiais de câncer.
- Seu objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida a pacientes com câncer em andamento.
- O programa oferece remédios econômicos para países de grupos de baixa renda e aqueles que não podem pagar o tratamento.
- O fornecimento de diagnóstico e tratamento equitativos e sustentáveis a todos os pacientes com câncer.
- Adere aos padrões de higiene e cuidado baseados em evidências.
O Outubro Rosa ainda pode ser maior! Apoie na sua rotina, vida, empresa e fale o ano inteiro sobre essa iniciativa. Incentive as mulheres no seu cotidiano e a campanha será ainda maior.