O que reprova no exame toxicológico?

O que reprova no exame toxicológico?

Você sabe o que reprova no exame toxicológico? Estar atento a pequenos detalhes pode fazer toda a diferença na hora de realizar o exame. A Carteira Nacional de Habilitação é uma das documentações mais almejadas pelos brasileiros. Seja por sua importância ou pelo seu valor. Entretanto, quem precisa tirar a habilitação das categorias C, D e E sabe que existem alguns detalhes que não são tão simples.

Os habilitados nas categorias C, D e E que possuem o interesse em trabalhar como motorista profissional, precisam ter um mente que é muito importante saber todas as etapas do processo, para que não reprove em nenhum deles. Um dos pontos principais de toda a avaliação desse tipo de condutor é o exame toxicológico.

o que é exame toxicológico

O que é exame toxicológico?

O exame toxicológico é uma avaliação para verificar se o examinado consumiu algum tipo de substância psicoativa, como álcool em grande escala ou drogas ilícitas.

O que reprova no exame toxicológico?

Nem todo tipo de substância considerada como droga é acusada no teste – ou serve como motivo para reprovar o condutor. Uma substância, por exemplo, que não é acusada no exame toxicológico é a nicotina, assim como o álcool.

Entre os reprovadores estão cocaína, crack, maconha e medicamentos de tarja preta, anfetaminas (Ice, Speed, Pervitin, entre outros) e codeína (um remédio que está incluso no grupo dos opioides, seu principal uso se dá no tratamento de dores moderadas ou no tratamento de tosse. Ecstasy (MDMA, MDA, EVE, MDE), opiáceos (Morfina, Heroína).

Substâncias psicoativas são aquelas que fazem o indivíduo  ter alteração na normalidade de percepção, comportamento, interferências temporárias de humor e alterações gerais nas funções cerebrais.

O que é usado no exame toxicológico?

São coletados no exame toxicológico, amostras de cabelo, pelos ou unhas em caso das outras opções não estarem disponíveis. Os exames com utilização de cabelo, são chamados de exames toxicológicos de larga janela de detecção pela sensibilidade que de detecção capaz nesse método.

Qual a validade do exame toxicológico?

A validade é de 90 dias, a partir da data da coleta. É possível rastrear qualquer substância presente pelo tempo de até 180 dias. 

O exame toxicológico é obrigatório?

O exame toxicológico é obrigatório para motoristas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D ou E, e é exigido pela lei federal n° 13.103, de 02 de março de 2015.

Alguns concursos públicos como Polícia Rodoviária Federal, Civil, Militar, Guarda Municipal ou Bombeiros também podem solicitar este tipo de exame. Este exame, apesar de parecer algo novo, já é aplicado no Brasil há mais de 20 anos.

Onde realizar o exame toxicológico?

Realize seu exame toxicológico na D+ Saúde – Medicina e Segurança do Trabalho você realiza seu exame periódico, admissional e demissional, retorno ao trabalho, mudança de função e ainda pode desfrutar de uma assessoria em SST completa. 

Com uma localização excelente, a poucos metros do metrô, a D+ Saúde possui um time de médicos do trabalho preparados para atender o colaborador das empresas. E se estiver fora de São Paulo, a D+ possui clínicas credenciadas por todo Brasil. 

Contate-nos agora e tenha um atendimento exclusivo de uma empresa que cuida de mais de 70 mil vidas. 

O que fazer quando o exame toxicológico dá positivo?

Digamos que você fez o exame toxicológico para emissão da CNH e o resultado mostra que houve a ingestão de alguma substância não permitida. Neste caso você deverá aguardar o período de 90 dias e realizar o teste mais uma vez. Durante os 3 meses de espera, a sua CNH não poderá ser renovada e isso só irá acontecer quando, enfim, chegar ao Detran um resultado negativo do exame toxicológico.

Já para as empresas que fazem o toxicológico admissional, é importante saber que a orientação do Ministério do Trabalho é pela não definição da capacidade ou aptidão do trabalhador somente pelo resultado. Ou seja, não deve ser utilizado como impedimento para a contratação embora o empresário tenha total liberdade para escolher quem contrata ou não.

O exame toxicológico é gratuito?

No caso da carteira de motorista, em muitos sites e blogs você encontrará a informação de que o exame toxicológico do Detran é gratuito. Entretanto, isso só é verdadeiro para poucos estados brasileiros, visto que, na maioria das vezes, o exame deve ser realizado por um laboratório particular localizado no exterior.

Apesar de haver várias movimentações no âmbito jurídico para tornar este exame gratuito para todos os brasileiros, por enquanto não há nada definido. Em relação ao exame toxicológico admissional, é importante saber que quem deve arcar com os custos é a empresa, ou seja, sem custo nenhum para o contratado.

Klaus Simões

Klaus Simões

Jornalista pela FIAM e comunicador visual pela Etec de São Paulo, possui ampla experiência com produção de conteúdo social. Especialista em cotidiano, cultura e entretenimento, é redator na D+ Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!