O que faz um terapeuta ocupacional?

O que faz um terapeuta ocupacional?

Regulamentada em 1970, a profissão de terapeuta ocupacional ocorreu  em meio a um desenvolvimento industrial, junto com o crescimento de acidentes de trabalho no ambiente laboral, exigindo assim profissionais de reabilitação capacitados para recuperar os trabalhadores. 

Leia também: Temas da área da saúde mais pesquisados no último ano

Quando é o dia do terapeuta ocupacional?

No dia 19 de janeiro é comemorado o Dia do Terapeuta Ocupacional. Este profissional ganhou um dia todo dedicado a ele, devido a importância que possui para a saúde. A data representou a atualização do  Decreto-Lei nº 938 de 1969.  

Anteriormente este dia era comemorado no Brasil em 13 de outubro em conjunto com o dia dos fisioterapeutas, mas desde 2015 a nova data foi escolhida para dar exclusividade ao profissional. 

quando é o dia do terapeuta ocupacional

O que faz um terapeuta ocupacional?

Um terapeuta ocupacional auxilia na recuperação de pessoas com alguma limitação ou incapacidade de realizar atividades em seu cotidiano.  

O profissional reabilita pessoas de qualquer idade, o terapeuta ocupacional ainda ajuda na prevenção de uma possível limitação futura. Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), o profissional é um agente da área da saúde “com formação acadêmica superior, capacitado para atuar em todos os níveis de atenção”.

Quem precisa de terapia ocupacional?

Todas as pessoas com alguma dificuldade na execução de uma tarefa rotineira, poderá buscar auxílio com um terapeuta ocupacional. Caso uma função feita de forma natural passe a se tornar um desafio ou muito desgastante, é um momento de ligar o alerta. 

Casos como pessoas que tiveram alguma parte do corpo amputada, que passaram por transtornos mentais ou até crianças com atraso em seu desenvolvimento, podem recorrer a terapia ocupacional. 

A terapia ocupacional é uma dessas profissões de saúde que mais se popularizou nos últimos anos. Devido à sua natureza compassiva do trabalho, muitas pessoas são atraídas pelas carreiras de terapeuta ocupacional e pelas oportunidades que elas oferecem em causar enorme impacto positivo na vida de outras pessoas.

A terapia ocupacional difere de outras profissões de saúde, como fisioterapia ou enfermagem, em seu foco no tratamento do paciente como um todo, em vez de tratar uma lesão, doença ou deficiência específica. 

Por exemplo, após uma cirurgia, uma enfermeira pode ajudar um paciente no controle da dor, na troca de curativos e nos cuidados durante a recuperação. Um terapeuta ocupacional, por outro lado, avaliará as atividades que são importantes para o paciente e o ensinará a se tornar independente novamente após a cirurgia, para que ele possa retomar os papéis que o definem.

Onde o Terapeuta Ocupacional pode atuar?

  • Clínicas 
  • Comunidades terapêuticas
  • Ambulatórios
  • Consultórios
  • Hospitais Gerais; 
  • Projetos Sociais Oficiais; 
  • Órgãos de controle social;
  • Instituições do Ensino Superior
  • Ambiente empresarial
  • Creches e escolas

Papel do Terapeuta Ocupacional

Os terapeutas ocupacionais trabalham com seus pacientes adotando uma abordagem terapêutica para as atividades cotidianas. 

Em termos gerais, isso significa que os terapeutas ocupacionais são responsáveis ​​por ajudar os pacientes a se desenvolver, recuperar, melhorar em relação a uma condição ou lesão, bem como manter as habilidades necessárias para executar as atividades diárias. 

  • Avaliando a condição e as necessidades de um paciente
  • Desenvolver planos de tratamento para atender às necessidades de um paciente e ajudá-lo a atingir metas específicas
  • Avaliar o ambiente doméstico e/ou de trabalho do paciente e recomendar adaptações para atender às necessidades do paciente e melhorar a independência
  • Treinar pacientes e seus cuidadores para usar equipamentos especiais
  • Avalie e documente o progresso para fins de avaliação, cobrança e relatórios

Habilidades necessárias

O terapeuta ocupacional pode vir migrando para outra área da saúde, existem várias habilidades e qualidades em conjunto a natureza do trabalho de terapia ocupacional. 

Por exemplo, é importante que esses profissionais tenham um forte senso de compaixão e empatia para trabalhar tendo em mente os melhores interesses de seus pacientes. 

Os terapeutas ocupacionais são atraídos para essa linha de trabalho pelo desejo de fazer uma diferença positiva na vida dos outros.

Além de ter uma mentalidade voltada para as pessoas, existem várias habilidades que os OTs devem ter para serem bem-sucedidos no campo. Entre estes incluem:

  • Habilidades de comunicação
  • Resolução de problemas:
  • Paciência e Flexibilidade
  • Educação Necessária

Além de obter um mestrado em um programa credenciado, os graduados também devem fazer o exame nacional administrado pelo Conselho Nacional de Certificação em Terapia Ocupacional (NBCOT).

Klaus Simões

Klaus Simões

Jornalista pela FIAM e comunicador visual pela Etec de São Paulo, possui ampla experiência com produção de conteúdo social. Especialista em cotidiano, cultura e entretenimento, é redator na D+ Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!