Dia Mundial sem Tabaco: quando ocorre e qual sua Importância?

Dia Mundial sem Tabaco: quando ocorre e qual sua Importância?

Apesar de toda a campanha de conscientização a respeito do tabagismo, este vilão ainda está muito presente na vida de muitos colaboradores. Pensando em formas de conscientizar cada vez mais a população a respeito deste vício e seus prejuízos, foi criado o Dia Mundial sem Tabaco.

Se você se preocupa com o crescimento da sua empresa, deve se preocupar também com o bem-estar de seus funcionários

Consequentemente, é de suma importância que os empregadores conscientizem e deem suporte para que seus colaboradores livrem-se deste vício tão prejudicial para a saúde.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber para ajudar seus funcionários a se livrarem deste vício e implementar da melhor forma possível – visando obter o máximo engajamento – o dia mundial sem tabaco!

Leia também: Doenças ocupacionais: conheça as principais e suas causas

Dia Mundial Sem Tabaco: o que é?

Em 31 de maio de 1987 a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial Sem Tabaco, como uma forma de conscientizar as pessoas ao redor do mundo sobre os prejuízos que envolvem o tabagismo, bem como evitar possíveis mortes relacionadas ao consumo de tabaco.

Dentre outros malefícios, o tabaco é um dos maiores responsáveis por mortes de câncer de pulmão, exôfago e boca.

No Brasil, a instituição responsável pela propagação da data é o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Uma das funções do INCA é elaborar e repassar o conteúdo e material técnico que é apresentado durante as comemorações.

Entretanto, para que os efeitos da campanha antitabagista alcancem ainda mais pessoas, é importante que empresários brasileiros tomem parte nesta causa e levem o Dia Mundial Sem Tabaco para dentro de suas empresas também!

O Brasil contra o tabaco

O Brasil é um dos países mais engajados na campanha antitabagista e os resultados estão sendo colhidos a cada ano que passa. Atualmente o Brasil se encontra em 34º lugar no ranking de países com maior número de fumantes.

O indivíduo que deseja se livrar do vício pode, inclusive, contar com o auxílio do SUS. Alguns dos principais meios oferecidos pelo sistema único de saúde são: gomas de mascar, adesivos e pastilhas (terapia de reposição de nicotina) e, em casos mais graves, tratamento com bupropiona – também usada em casos graves de depressão.

Além disso, o ex-fumante pode contar com grupos de apoio e encontros (tanto on-line quanto off-line) promovidos pela INCA. Todos os anos há uma nova campanha do Dia Mundial sem Tabaco promovida pela OMS e incorporada pelo Instituto. Portanto, quem deseja se ver livre deste vício conta com todo o suporte disponível!

O importante papel das empresas em relação ao Dia Mundial sem Tabaco

Um dos locais onde o fumo é bastante presente é dentro do corpo de colaboradores de grandes empresas. Normalmente, o comportamento de um dos funcionários pode acabar se tornando um gatilho para que outros também acabem entrando no vício.

Ademais, o cigarro não é um malefício apenas para o fumante, mas para todos que involuntariamente acabam ingerindo a fumaça. O chamado fumante-passivo (que apesar de não ter o hábito do tabagismo, acaba respirando a fumaça de outros fumantes, chamados de fumantes-ativos) são os que mais sofrem com os malefícios do cigarro.

Quando os empresários fecham seus olhos e tapam seus ouvidos para os prejuízos do tabagismo, acabam sendo tão prejudicados quanto os próprios fumantes. 

Um funcionário fumante não rende tanto quanto alguém que não fuma e leva uma vida saudável, sem contar que comumente, estão interrompendo suas atividades para suprir as necessidades do vício – o que acaba prejudicando tanto o seu desempenho individual quanto o de toda empresa. 

Além de trazer a campanha do Dia Mundial sem Tabaco para dentro de suas empresas, os empreendedores devem dar apoio para seus funcionários que desejam acabar o relacionamento com o tabaco. Confira a seguir algumas boas soluções para implementar em sua empresa:

  • Auxílio psicológico: normalmente o viciado – independente da substância, seja ela álcool, tabaco ou outras drogas mais pesadas – utiliza o vício como uma forma de escapar de algum problema. Portanto, é fundamental que o ex fumante faça acompanhamento junto ao psicólogo para identificar os gatilhos de seu vício e superá-los;
  • Incentivo às práticas esportivas: simplesmente alertar quanto aos prejuízos do tabagismo não é suficiente. Assim, é de suma importância que a empresa incentive boas práticas entre os funcionários, como a prática de exercícios físicos. Uma boa dica é a criação de espaços próprios para práticas esportivas nas empresas;
  • Palestras com profissionais: outra ótima solução é a promoção de palestras de profissionais da saúde, como cardiologistas, psicólogos, nutricionistas, entre outros, para a maior conscientização dos colaboradores.

Mostre para o seu funcionário o quanto o uso de cigarro e outras formas de consumo de tabaco são prejudiciais à saúde e implemente em sua empresa o Dia Mundial sem Tabaco também!

Leia também: Saiba tudo sobre a nova NR 9 e o que muda na sua empresa

Entre em contato com nossos profissionais e confira as melhores soluções para ajudar a sua empresa a se tornar cada vez mais um local para trabalho saudável e que incentiva a qualidade de vida de seus funcionários!

Quer saber tudo sobre como garantir que sua empresa esteja em dia com a Segurança do Trabalho? Acompanhe nosso blog.

Aline Almeida

Aline Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!