Consciência Negra: D+ divulga vídeo exclusivo com relatos reais

Consciência Negra: D+ divulga vídeo exclusivo com relatos reais

Novembro é um mês de importantes campanhas no mundo da comunicação, nas empresas e na sociedade. Chegando o fim de ano, a publicidade aumenta e em novembro ainda temos a Black Friday que agita o mercado nas redes sociais, mas um assunto muito importante também vem à tona neste mês, a Consciência Negra, seja em seu dia, 20 de novembro ou em seu mês por inteiro. 

Uma pesquisa no Distrito Federal mostrou que a cada 10 desempregados, sete são negros, a pesquisa divulgada pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-DF) traz um importante ponto na soceidade,a  difculdade dos negros em conseguir uma contratação.

consciência negra

O que é a Consciência Negra?

O dia ou mês da Consciência Negra é uma data que celebra a cultura da população negra no país, também serve como uma importante data de conscientização da luta do povo negro, indo dos tempos da escravidão no Brasil até os dias atuais. Em 2011 foi criado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra através da Lei nº 12.519.

O dia escolhido para representar a Consciência Negra foi o 20 de novembro, após os movimentos negros escolherem Zumbi dos Palmares como simbolo da resistencia negra. Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares, tornando-se um dos símbolos de resistencia, lutou contra a escravidão por quase 20 anos, sendo morto exatamente em 20 de novembro de 1695 e desde então foi definido como o Dia da Consciência Negra para celebrar a cultura, mas também para lembrar a luta dos negros no País.

A data poderia ser também em 13 de maio? Muitos se perguntam se a Consciência Negra poderia ser em maio, exatamente no dia em que a Lei Áurea foi instituída. Os movimentos negros não aceitaram a data, pois a Lei Áurea simbolizou para eles, uma falsa ideia de liberdade.

Esta Lei foi concebida devido à pressão do movimento abolicionista e também por pressão externa, principalmente vindo dos comandantes ingleses.

Leia também: Novembro Azul o que é? Entenda

D+ Saúde na Consciência Negra

Sendo ainda mais inclusive e dando espaço de fala para uma causa de luta, a D+ Saúde – Medicina e Segurança do Trabalho preparou um conteúdo especial em vídeo com os colaboradores negros que aceitaram compartilhar suas histórias da vida pessoal. 

Os colaboradores do Grupo D+, Erik Nascimento e a gestora Bárbara da Silva, estiveram presentes em momentos de emoção, delicados, mas deixaram sua mensagem para o público. Cada um dos colaboradores trouxe uma experiência de vida para sua participação.

Confira nosso instagram e siga-nos também no Linkedin

Expressões racistas para trocar do vocabulário

“Um termo que eu acho bem pejorativo é chamar um negro de neguinho. É um termo meio baixo para falar” – Erik Nascimento. Esse termo entre outros, como “A Coisa Tá Preta”, “Da cor do Pecado”, “Dia de Branco”, “Não sou tuas Negas”. Uma das outras situações é o termo “Cor de Pele”, traz o ensinamento às crianças que o lápis bege é a cor de uma pele normal. 

Outros termos menos comuns, mas que ainda são utilizados são: “A dar com o pau”, “Meia Tigela”, “Cor do Pecado”, “Ter um pé na cozinha”, “Humor Negro” e “Nuvem Negra”, são ofensivos e pejorativos. Outros como: “Denegrir” e “Criado Mudo” são os mais utilizados, mas com a nova cultura, a tendência é que essas palavras desapareçam. 

Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somos 42,7% de brancos, 56,2% de negros e 1,1% de amarelos e indígenas.

A D+ Saúde – Medicina e Segurança do Trabalho cuida de mais de 70 mil vidas. Única empresa do mercado de SST com 5 estrelas em mais de 1400 avaliações do Google. A empresa realiza exames de admissão, periódicos e demissionais, laudos, capacitação e ainda gestão em eSocial.

Klaus Simões

Klaus Simões

Jornalista pela FIAM e comunicador visual pela Etec de São Paulo, possui ampla experiência com produção de conteúdo social. Especialista em cotidiano, cultura e entretenimento, é redator na D+ Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!