Brigada de incêndio: o que é e qual sua função dentro da empresa?

Brigada de incêndio: o que é e qual sua função dentro da empresa?

Qualquer empresa corre o risco de sofrer com a ocorrência de incêndios. Geralmente, estabelecimentos que possuem cozinha, bem como locais que trabalham com combustível, estão ainda mais expostos aos riscos de uma situação como esta. E é essa a importância de se ter uma brigada de incêndio no ambiente de trabalho.

Não tem como falar em saúde e segurança no trabalho sem lembrar que comissões internas integradas por colaboradores capacitados para lidar com determinados riscos e acidentes, são essenciais em qualquer empresa.

Se falamos em risco de incêndio, as instituições têm a possibilidade de constituir comissões com funcionários especialistas, prontos não apenas para prevenir, como também evitar riscos ao ambiente de trabalho.

Se interessou sobre esse assunto? Confira a seguir!

Leia também: Qual a importância dos EPIs de segurança

O que é brigada de incêndio?

Quando se fala em brigada de incêndio dentro de empresas, entendemos por um grupo de pessoas que, de maneira voluntária (ou não), sejam capacitadas de forma que se organizem e se preparem para realizar atividades de risco, visando conter incêndios no ambiente de trabalho.

Esses colaboradores que fazem parte da brigada desempenham os seguintes papéis:

  • Atendem casos de emergência e primeiros socorros;
  • Previnem e combatem incêndios;
  • Realizam a evacuação de pessoas em situações de risco;
  • Verificam extintores e saídas de emergência.

Dessa forma, a presença desse grupo, principalmente em ambientes de grande fluxo de pessoas, é de extrema importância.

Ademais, outra função da brigada de Incêndio é realizar o treinamento de terceiros, e, de preferência, funcionários da empresa.

Qual o seu objetivo?

Os principais objetivos de uma brigada de incêndio são:

  • Agir em conjunto com a CIPA no que diz respeito à fiscalização de situações potencialmente perigosas em relação ao risco de incêndios. Por exemplo, as instalações elétricas feitas de forma irregular;
  • Realizar o treinamento, de maneira esporádica, da equipe de trabalho, com a finalidade de fazer evacuações de emergência;
  • Também atua em conjunto com a CIPA para fiscalizar equipamentos de segurança, bem como instalações internas.

Saiba que todos esses procedimentos são essenciais, principalmente se sua equipe já está preparada para realizar atendimentos de emergência. Um simples pré-atendimento pode ser o divisor de águas entre a vida e a morte para alguém.

Como formar a brigada de incêndio?

Além do pré-requisito de que os membros da brigada de incêndio precisam ter alguma capacitação na área. Além disso, é importante saber que as leis que regem esta atividade mudam a depender da região.

Assim, caso os membros sejam voluntários, é necessário que sejam funcionários da empresa, pois apenas dessa forma irão garantir que estarão a maior parte do tempo presentes no local.

Uma vez que o grupo está formado, a brigada deverá seguir determinados padrões de segurança, especialmente os que relacionam-se com níveis de hierarquias. A estrutura segue a seguinte ordem:

  • Coordenador Geral: dentro de uma brigada de incêndio, este é considerado o membro de maior autoridade. Ou seja, é ele quem terá a responsabilidade de coordenar o grupo;
  • Chefe: se a planta do local possuir duas ou mais edificações, quem está na posição de Chefe deverá manter a segurança de um destes ambientes. Em relação à hierarquia dentro da brigada, ele está apenas abaixo do Coordenador Geral;
  • Líder do Setor: este é o membro que coordena a equipe dentro de um determinado setor da empresa. Por exemplo, tomará conta de apenas um pavimento;
  • Brigadistas: por fim, estes estarão capacitados a agir só depois de realizarem um treinamento de pelo menos 12 horas – onde 4 horas serão dedicadas apenas a atividades práticas.

Quem pode ministrar o curso?

Ao contrário do que muitos pensam, ministrar o curso de brigada de incêndio não é função do Corpo de Bombeiros.

Geralmente, esse treinamento é delegado a terceiros por empresas que sentem a necessidade de ter uma brigada em suas localizações para diminuir o risco de incêndios.

No entanto, somente técnicos em segurança do trabalho, bem como profissionais que possuem formação nesta área, estão habilitados para dar o devido treinamento e ministrar curso para a brigada de incêndio.

A Brigada de Incêndio não está presente apenas no Corpo de Bombeiros?

A questão realmente pode confundir, uma vez que é normal que as pessoas acreditem que somente o Corpo de Bombeiros se responsabiliza por riscos ligados a incêndios.

Inclusive, o próprio Corpo de Bombeiros, quando realiza visitas de vistoria nas empresas, exige a existência de uma brigada de incêndio.

Ou seja, o local precisará apresentar certificado que comprove que, ali, existe uma equipe plenamente capacitada para agir em caso de incêndio.

Além disso, eles farão a análise se todos os membros da brigada participaram do curso e treinamentos específicos para estarem executando aquela função.

Leia também: Saiba tudo sobre a nova NR 9 e o que muda na sua empresa

A D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho oferece cursos de treinamento para formação de brigada de incêndio, primeiros socorros e outros treinamentos para qualificar sua equipe. Você também pode elaborar o seu AVCB conosco – laudo que atesta a conformidade da empresa com regras de segurança e prevenção de incêndios.

Entre em contato agora e faça seu orçamento!

Para saber mais sobre saúde e segurança do trabalho, acompanhe o nosso blog e leve para sua empresa mais informação, segurança, praticidade e bem-estar à sua equipe de funcionários. Afinal, quem trabalha bem, produz mais – e melhor!

Redação

Redação

Redação da LIV Marketing! Muito mais que uma agência de Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!