Agosto Dourado: como incentivar a campanha na sua empresa
É bastante comum ouvirmos na mídia sobre a importância do aleitamento materno. No entanto, nos dias de hoje, existem fatores que afetam a qualidade de vida da mãe e a impedem de amamentar por tempo suficiente para a criança. Visando isso, foi criada a campanha do Agosto Dourado.
Mas como é a campanha, de onde surgiu e por que empresas deveriam segui-la? Continue conosco até o fim do texto para saber mais!
Leia também: Junho Vermelho: saiba mais sobre a importância da doação de sangue
O que significa Agosto Dourado
A campanha Agosto Dourado visa incentivar o aleitamento materno e impedir o desmame precoce. Sendo assim, ela traz informações sobre a importância do leite materno para a saúde do bebê.
Por conta de fatores como uma rotina de trabalho longa e corrida, combinada com afazeres domésticos, o desmame pode acontecer antes do tempo recomendado.
Já a falta de conhecimento sobre como funciona a amamentação, o que influencia o seu sucesso, bem como a importância para o bebê também afetam esse tempo. Sob o mesmo ponto de vista, existem estudos que apontam que o estresse afeta a amamentação.
Quando surgiu a campanha?
De acordo com o texto da lei, o nome “Agosto Dourado” foi criado a partir da definição da OMS (Organização Mundial de Saúde) para o leite materno: um “alimento de ouro” para a saúde dos bebês.
A campanha surgiu em 1990, num encontro entre a OMS e a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em Nova Iorque. Então, criou-se neste encontro a Declaração de Innocenti, com o objetivo de incentivar o debate mundial de ações de conscientização sobre a amamentação.
Assim, em 1991, foi criada a WABA (Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação). Em 1992, a mesma aliança criou a SMAM (Semana Mundial de Aleitamento Materno). Todos os anos, esta define novos temas para trabalhar em cerca de 120 países e acontece nos dias 1 a 7 de agosto.
No Brasil, o Agosto Dourado começou em 2017, ano de marcação de 25 anos do SMAM. Assim, o congresso aprovou a Lei nº 13.435, que institui o mês de agosto como o mês do aleitamento materno.
A WABA divulgou o tema para 2022, S.T.E.P (Support – Time – Education – Place, que traduzindo fica: Apoio – Tempo – Educação – Lugar). O alvo da campanha são governos, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidades e sua mensagem fala sobre a importância de criar e sustentar ambientes que permitam a amamentação.
Importância do aleitamento materno
O leite materno é um alimento completo para o bebê até seis meses de idade. Primeiramente, além de oferecer todos os nutrientes necessários, não há risco de alérgenos, tais quais podem existir em fórmulas infantis. Assim, o bebê também recebe anticorpos da mãe que, combinado com os nutrientes, o mantém mais saudável
Portanto, alguns dos benefícios do leite materno são:
- Desenvolver o sistema nervoso;
- Diminuir riscos de déficit de atenção;
- Fortalecer o sistema imunológico
- Prevenir anemia e obesidade;
- Proteger contra elementos nocivos externos (como poluição);
- Proteger o coração.
Além disso, a amamentação traz uma série de benefícios para a mãe:
- Acelerar a perda de peso;
- Diminuir o sangramento pós-parto;
- Proteger contra doenças cardiovasculares e osteoporose;
- Reduzir os casos de cânceres de mama, endométrio e ovário.
Por que sua empresa deve aderir ao Agosto Dourado?
Primeiramente, o direito de amamentar está previsto no artigo 396 da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). O artigo prevê que, uma colaboradora com um bebê tem direito a dois descansos especiais de 30 minutos durante a jornada de trabalho. Inclusive, este benefício vale para adoção.
A amamentação, como já discutimos aqui, é de extrema importância para o bebê. Ao aderir à campanha Agosto Dourado, sua empresa mostra uma preocupação real com suas colaboradoras. Assim, sua empresa permite que elas possam cuidar da saúde da família sem ter que escolher entre a casa e a jornada de trabalho.
Além disso, é de conhecimento geral que o conflito entre a vida pessoal e profissional de uma trabalhadora tende a afetar a qualidade de sua produção. Criar e incentivar uma cultura que cuide das colaboradoras mães e seus bebês, as protege.
Outro benefício para sua empresa é a imagem de se importar e cuidar das pessoas que ali trabalham, atraindo mais talentos e investidores.
Como aderir ao Agosto Dourado na sua empresa?
Finalmente, existe uma série de medidas que sua empresa pode tomar para aderir ao Agosto Dourado. Algumas delas são:
- Informar: disseminar conteúdo, utilizar os materiais disponibilizados pela campanha, etc.;
- Conscientizar: trazer à todos os colaboradores, tanto homens quanto mulheres, a importância da amamentação e sensibilizar as pessoas na sua empresa;
- Proteger: insistir e institucionalizar as pausas previstas na lei;
- Viabilizar: criar e manter ambientes que propiciem às colaboradoras um espaço tranquilo e seguro que permita a amamentação.
Os benefícios da amamentação são inúmeros. Assim, a campanha do Agosto Dourado é de grande importância, a qual sua empresa se beneficiará muito em aderir.
Leia também: Cor da Saúde: o significado das cores dos meses nas campanhas da saúde
Gostou deste texto? Para receber mais informações que beneficiem sua empresa e seus colaboradores, não esqueça de acompanhar nosso blog!