Materiais para auxiliar contra Covid 19 no trabalho presencial
Estamos caminhando para o terceiro ano da pandemia da Covid e, somente agora, retornando às atividades presenciais, seja nas salas de aula ou até mesmo nos escritórios. Entretanto, estas atividades deverão obedecer ao “novo normal”, ou seja, estamos voltando à normalidade, mas com certas ressalvas.
Apesar de contarmos com algumas doses da vacina, a imunização total contra o vírus em termos mundiais, ainda é uma ideia longínqua. Portanto, como uma tentativa de fazer com que as engrenagens da economia tornem a girar, sem que, o vírus torne-se ainda mais letal, alguns materiais foram disponibilizados.
E é sobre eles que iremos falar aqui! Portanto, se você é empresário, ou se trabalha no setor de RH da empresa, fique de olho nas informações que trouxemos para você a respeito destes materiais. Confira!
Leia também: Trabalho remoto e seus impactos para empresas e funcionários
Como evitar a Covid no trabalho presencial?
Como forma de evitar o alastramento da infecção viral, foram definidas durante todo esse período de pandemia algumas boas práticas que dificultam a transmissão do Covid.
Veja a seguir algumas das principais práticas que trouxemos para você.
Lavar as mãos com frequência
Uma das principais práticas é justamente a mais simples de ser seguida: lavar adequadamente as mãos. Entretanto, para que a lavagem seja eficaz, você deve fazê-la da seguinte maneira:
- Em primeiro lugar, passe sabão nas mãos e molhe com água;
- Em seguida, esfregue a palma de cada mão;
- Tendo feito isso, esfregue entre os dedos de cada mão;
- Agora, esfregue seus polegares;
- Lave o dorso de cada mão;
- Lave seus punhos;
- Enxágue bem com água em abundância, certificando-se de que não há resquícios de sabão.
- Prontinho! Você está protegido contra o Covid!
Outras formas de evitar Covid
Apesar de ser uma das práticas mais eficazes contra Covid-19, lavar as mãos não é a única forma de evitar o contágio. Veja a seguir outras maneiras de evitar o vírus dentro de sua empresa!
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;
- Respeitar o distanciamento social, permanecendo, no mínimo, à 1,5m (um metro e meio) de distância de outra pessoa – como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS);
- Evitar contato físico, como: abraços, beijos e apertos de mão. Procure adotar formas de ser amigável, mas sem encostar;
- Procurar manter o cabelo preso e evitar acessórios pessoais como brincos, anéis e relógios;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como: copos, pratos, talheres, materiais de trabalho, livros, alimentos, canetas, lápis, borracha, grampeadores, entre outros;
- Evitar locais movimentados e aglomerados;
- Manter sempre as janelas e portas abertas, para que o ar esteja sempre circulando;
- Promover o uso de recipientes individuais para o consumo de líquidos, como: garrafinhas, canecas e copos descartáveis;
- Colocar, em áreas de grande movimento, cartazes informativos a respeito do vírus, sua forma de transmissão e como pode ser evitado;
- Disponibilizar, em pontos de grande movimento, bem como em entradas e álcool em gel 70%;
- Guardar bolsas e outros tipos de pertences em local apropriado, sempre tomando o devido cuidado de higienizá-los antes de guardá-los;
- Evitar tocar em maçanetas e outros equipamentos, caso não venha a utilizar;
- Tomar todas as doses recomendadas da vacina contra Covid.
Cuidados com a máscara
Além destes cuidados, existem também algumas regras a serem seguidas quanto ao uso da máscara, pois até mesmo ela pode ser um vetor de transmissão caso usada inadequadamente. Portanto, veja a seguir medidas que podem ajudar seus funcionários.
- Conscientizar os funcionários para que, dentro da empresa, só transitem utilizando a máscara (preferencialmente o modelo PFF2 que, além de ser um EPI – Equipamento de Proteção Individual – é o único modelo que protege realmente contra a Covid). Entretanto, para que o seu uso garanta o máximo de segurança, os funcionários devem mantê-la sobre a boca e nariz;
- Procurar sempre retirá-las da maneira correta (nunca tocando na parte da frente, mas somente nas alças;
- Evitar colocar a máscara no pescoço, queixo ou acima do nariz;
- Após colocar a máscara, evite tocá-la. Caso venha a tocar, higienizar as mãos imediatamente;
- Não compartilhar a máscara;
- Caso esteja sem máscara e venha a espirrar, cubra seu rosto com qualquer tecido (pano, camiseta, entre outros). No caso de não haver panos, recomenda-se cobrir a boca com a dobra do cotovelo.
Quarentena e a sua importância
No caso de um teste positivo para Covid, o funcionário deve saber que, ao sentir os primeiros sintomas, deve contatar o departamento de RH ou de saúde da empresa e informar seus superiores.
Recomenda-se, inclusive, que a empresa realize um teste coletivo para definir se há risco de infecção entre os funcionários. Você deve lembrar que é responsabilidade do empregador garantir um ambiente de trabalho saudável – assim, a quarentena é a medida adequada para evitar um quadro de infecção generalizada na sua empresa.
Com estas informações, você pode conscientizar seus funcionários e colaboradores para que, juntos, todos possam fazer sua parte para controlar este vírus o quanto antes.
Leia também: Saiba mais sobre as vacinas contra a Covid-19
Portanto, se nessa retomada das atividades presenciais na sua empresa, você quiser ter a máxima segurança, não deixe de entrar em contato com a D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho e agendar sua assessoria!
Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a todas as informações que a sua empresa precisa sobre Saúde e Segurança do Trabalho.