Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e o papel da empresa
Os deveres de um empresário não se limitam somente à parte econômica de sua empresa. Cuidar da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é imprescindível para o bom funcionamento dela.
Afinal, os funcionários são uma das engrenagens mais importantes do seu negócio.
Portanto, se você está preocupado em melhorar a qualidade do seu trabalho, confira a seguir algumas dicas e informações que separamos a respeito da QVT, para que você possa implementá-la com sucesso em sua empresa!
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Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): o que é?
Antes de implementar o conceito de QVT em sua empresa, é importante que você saiba mais sobre o que ela é e como ela funciona.
Apesar de ser um tema bastante discutido atualmente, sua origem data da década de 50!
O conceito de Qualidade de Vida no Trabalho foi criado por Eric Trist, psicólogo inglês. Entretanto, o movimento começou a tomar forma e se espalhar pelo mundo somente 20 anos depois, durante os anos 70, graças ao professor Louis Davis, da Universidade da Califórnia.
Este movimento tem como objetivo tornar o ambiente de trabalho em um local muito mais saudável e produtivo, tanto para os colaboradores quanto para os contratantes.
Segundo a QVT, um colaborador saudável e feliz não só trabalha mais, como também com muito mais qualidade – o que é ótimo para ambas as partes.
Quando uma empresa visa somente obter lucro e alcançar suas metas, deixando de lado a saúde e o bem-estar de seus trabalhadores, ela acaba, na verdade, afastando-se cada vez mais de seus objetivos iniciais.
Trabalhadores cansados produzem menos, adoecem com facilidade e, consequentemente, acabam prejudicando a empresa – seja com problemas de produção, concentração, estresse, baixa imunidade, entre outros.
Fatores que contribuem para a Qualidade de Vida no Trabalho
A Qualidade de Vida no Trabalho, por si só, é um termo bastante abrangente.
Portanto, é importante que os empregadores tenham em mente alguns dos principais fatores que contribuem para a QVT. Confira!
Satisfação com a função
Um dos principais pontos para garantir a qualidade de vida no trabalho é a satisfação do colaborador com a função exercida. Quando o colaborador gosta do seu trabalho, não raro, ele terá vontade de se superar cada vez mais.
Portanto, é importante que o RH da empresa perceba, ainda no recrutamento, a predisposição do colaborador em exercer o cargo desejado.
Após o período de recrutamento, percebendo-se que o colaborador está feliz em sua função, é importante que os gestores sempre o incentivem a melhorar e se especializar, o que pode ser feito por meio de cursos e promoções – e é aí que entramos no próximo fator.
Futuro na empresa
É muito importante que o colaborador esteja sempre disposto e feliz com o trabalho exercido. Entretanto, quando além disso ele tem a perspectiva de crescimento dentro da empresa, a qualidade de seu serviço – bem como seu ânimo e bem-estar – melhoram de forma exponencial.
É neste momento que a empresa não deve poupar esforços para incentivar o crescimento do funcionário dentro da hierarquia.
Além de fornecer cursos e especializações, a empresa deve aproveitar ao máximo o potencial de seu colaborador, delegando funções cada vez mais exigentes e importantes.
Afinal, um trabalho que apresenta desafios é também muito importante para o desenvolvimento dos serviços do colaborador, bem como para a sua autoestima.
Benefícios que ajudam na QVT
Existem também alguns benefícios que auxiliam na Qualidade de Vida no Trabalho, como é o caso do Vale Alimentação, Vale Refeição e Vale Transporte.
Afinal, não é difícil ver um funcionário que, por exemplo, more longe de seu trabalho. Neste caso, é interessante para ambas as partes (empregado e empregador) que o funcionário receba o VT.
Outros benefícios que visam a melhora da QVT são auxílios médicos, como planos de saúde empresariais, planos de odontologia e, até mesmo, o auxílio academia – uma nova modalidade de auxílio que está bastante em alta e ajuda o trabalhador tanto dentro quanto fora da empresa.
Participação ativa dentro da empresa
Além de exercer uma função que goste, ter incentivo e perspectiva de crescimento dentro da empresa e receber benefícios que aumentem a QVT, é de extrema importância que o colaborador tenha sua voz ouvida dentro da empresa.
Sempre que o empregador, antes de tomar uma decisão, consulta seus colaboradores e procura encontrar soluções que agradem ambos os lados, o senso de pertencimento dos funcionários aumenta.
Além do que, passam a entender que os empregadores escutam suas queixas e preocupam-se em desenvolver, em conjunto, um ambiente de trabalho saudável.
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Depois de entender o que é e como funciona a Qualidade de Vida no Trabalho, ficou muito mais fácil transformar a sua empresa em um bom ambiente de trabalho.
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