Doenças ocupacionais: conheça as principais e suas causas
Atualmente nós passamos muito mais tempo no trabalho do que em qualquer outra atividade no nosso dia a dia. Por conta disso, são muitas as doenças ocupacionais, aquelas que são causadas por conta das atividades no ambiente de trabalho.
Segundo dados de 2019 da Secretaria de Previdência, do Ministério da Economia, foram 193,6 mil afastamentos naquele ano por acidentes ou doenças do trabalho.
Isso faz com que seja grande a preocupação das empresas em evitar esse tipo de enfermidade que gera, não apenas dano ao trabalhador, como também à produtividade do negócio.
Mas quais são as doenças ocupacionais e como preveni-las? Saiba mais agora!
Leia também: Exame admissional: como funciona e qual a importância? Entenda!
O que são doenças ocupacionais?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, doenças ocupacionais são aquelas que são contraídas devido à exposição a fatores de risco das atividades de trabalho. Essas doenças podem afetar tanto a saúde física quanto a mental dos trabalhadores.
Cada ambiente de trabalho possui riscos únicos e, por conta disso, doenças ocupacionais distintas. Além disso, podem ocorrer por diversos motivos, desde a falta de segurança no local de trabalho, falta de equipamentos de segurança ou negligência.
Principais doenças ocupacionais
Antracose pulmonar
Essa doença ocupacional está relacionada ao trabalho nas minas de carvão e o contato direto com a fumaça, e provoca lesões nos pulmões do trabalhador.
Para evitá-la, o trabalhador precisa utilizar os Equipamentos de Proteção Individual, os chamados EPIs.
Asma ocupacional
A característica que diferencia a asma ocupacional da asma comum é que ela é causada pela inalação de partículas, gases e poeiras provenientes do ambiente de trabalho, tais como algodão, madeira, borracha e outros materiais.
O uso de EPIs também é a maneira de evitar essa doença.
Dermatose ocupacional
Essa doença se dá através de reações alérgicas na pele dos trabalhadores provocada pelo contato com produtos químicos, que podem ser graxas ou óleos mecânicos, por exemplo.
Também pode ser prevenida com o uso correto dos EPIs.
Doenças psicossociais
As doenças psicossociais são muitas vezes mascaradas e difíceis de serem percebidas no trabalho. Elas são de ordem emocional, como depressão, ansiedade e a chamada síndrome de burnout, que é uma doença que surge após situações de trabalho desgastantes.
Nesse caso, a prevenção se dá através de uma gestão de pessoas eficiente e preocupada com o bem estar dos colaboradores.
Intoxicações
Trabalhadores que manipulam produtos químicos podem sofrer contaminações e intoxicações.
Nesse caso, além dos EPIs obrigatórios, dependendo do produto, é preciso treinamento e muita informação para não sofrer danos.
LER e Dort
Duas das doenças ocupacionais mais frequentes nos brasileiros, a Lesão por Esforços Repetitivos ou LER e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados Relacionados ao Trabalho ou Dort, são causados por conta da postura inadequada e repetição de movimentos no ambiente de trabalho.
A prevenção dessas duas doenças se dá através da preocupação com a ergonomia e do incentivo ao descanso.
Perda auditiva
Também muito frequente no Brasil, a perda auditiva pode ser total ou parcial, tudo depende do quanto o trabalhador se expôs aos ruídos que causaram a doença e por quanto tempo.
Outra doença ocupacional que pode ser prevenida com o uso correto de EPIs, bem como exames preventivos periódicos.
Problemas de visão
Trabalhadores podem ser atingidos nos olhos por corpos estranhos, como poeira, cimento e até lascas de madeira. Também podem ocorrer queimaduras pela exposição ao calor excessivo e outras lesões oculares, podendo até levar à cegueira.
O uso de óculos de proteção é a maneira mais eficaz de evitar esse tipo de problema.
Problemas na coluna
Outro problema causado pela má postura, os problemas na coluna tendem a aumentar em pessoas que não se preocupam com a maneira que executam seu trabalho.
Também podem acometer pessoas que são expostas a situações de desconforto e falta de ergonomia no ambiente de trabalho. Outra causa também pode ser a falta de exercícios físicos.
Como prevenir as doenças ocupacionais?
Conforme mencionamos no início, cada ambiente de trabalho pode causar um tipo de doença ocupacional diferente. Por conta disso, cada um deles precisa de maneiras distintas de prevenção dessas doenças.
No entanto, algumas atitudes são gerais e podem prevenir as doenças mais comuns, tais como:
- Capacitação permanente de toda a equipe;
- Diálogo constante entre empresa e trabalhadores;
- Divulgação de todos os riscos que o trabalhador pode correr;
- Estratégias que podem beneficiar a equipe, como a promoção de hábitos saudáveis e ginástica laboral, por exemplo;
- Uso correto de EPIs e reforço da sua importância;
- Padronização de processos;
- Realização de exames periódicos.
Qual a importância da prevenção das doenças ocupacionais?
Além de garantir a qualidade de vida e o bem estar dos funcionários, a prevenção das doenças ocupacionais promove um ambiente acolhedor, seguro e bom de trabalhar. Assim, a empresa tende a atrair e manter os talentos, além de diminuir os índices de afastamento.
Outra consequência da prevenção dessas doenças é a redução de custos com substituição de funcionários, ações trabalhistas e até com planos de saúde pela diminuição dos índices de sinistralidade.
Além disso, ainda aumenta a produtividade dos funcionários, a empresa melhora sua imagem e também é possível perceber uma mudança positiva no faturamento.
Leia também: O que é medicina ocupacional? Saiba qual a importância para sua empresa
Uma das maneiras mais eficientes de evitar as doenças ocupacionais é investir em treinamento de pessoal.
Aqui na D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho você tem todos os treinamentos necessários bem como os programas de saúde e segurança que sua empresa precisa.
Faça um orçamento e conheça todas as soluções que podemos oferecer.
E continue aqui no blog para mais informações de qualidade sobre saúde e segurança do trabalho.