7 tipos de testes psicotécnicos aplicados nas empresas

7 tipos de testes psicotécnicos aplicados nas empresas

Comum nos processos de recrutamento, o teste psicotécnico pode ser uma boa ferramenta para entender algumas características de um candidato. Tal exame consegue dar uma noção satisfatória de como cada pessoa age e quais suas características mais marcantes.

Convenhamos, quando estamos falando de escolher a pessoa certa para um cargo importante, é preciso mais do que uma entrevista. E aí entra o psicotécnico: ele dá as bases da psique de cada pessoa, ajudando a identificar se a mesma se adapta à cultura do local.

Quer entender mais sobre essas avaliações? Segue lendo o texto e compreenda tudo sobre o psicotécnico e quais tipos de testes encaixam no segmento.

Leia também: O que é o teste PMK e como ele pode ser aplicado nas empresas?

O que é o teste psicotécnico?

Os testes psicotécnicos são muito comuns nos processos de recrutamento e seleção de novos contratados para instituições. Para isso, eles medem as habilidades de cada pessoa e os principais traços de personalidade, conseguindo, assim, perceber se tal candidato é ou não adequado para a organização.

Os exames podem acontecer antes ou depois da entrevista principal. Na verdade, é comum uma empresa primeiro receber as candidaturas, fazer uma triagem e partir para a entrevista, finalizando com o teste.

Porém, acontece de optarem por aplicar as avaliações depois de finalizar a contratação. Com isso, o setor de RH verifica as qualidade e desafios que serão enfrentados por cada funcionário.

Veja abaixo as principais características observadas numa prova:

  • Habilidades gerais;
  • Julgamento situacional;
  • Pensamento crítico;
  • Personalidade;
  • Raciocínio numérico;
  • Raciocínio verbal.

Importância e benefícios do psicotécnico

Como comentamos, ao receber o resultado do exame, o recrutador consegue dados quantificáveis sobre cada candidato. A partir daí, é possível definir se a pessoa que passou por todo o processo de entrevista realmente se encaixa nos pré-requisitos da empresa.

E quando falamos em pré-requisitos não nos referimos apenas às qualidades profissionais, à formação e experiência de trabalho. Mas também às características de cada pessoa, como reagem em situações específicas, se trabalham bem em grupo ou se atuam bem sob pressão.

No fim, para um recrutamento de excelência, é preciso realizar bons testes. Isso ajuda a evitar dores de cabeça para o RH no futuro e pode muito bem aumentar a produtividade da equipe.

Tipos mais comuns

1. Cálculo numérico

Como o próprio nome já indica, o teste numérico é um psicotécnico que verifica as capacidades de raciocínio acerca de operações matemáticas. Esse psicotécnico pode vir como relatório, gráfico ou tabela e costuma ter uma dificuldade progressiva, com tempo limitado para resolver cada questão.

Apesar disso, a ideia não é apenas ver se o indivíduo tem um bom raciocínio matemático. Um dos principais propósitos é avaliar a agilidade mental e entender se a pessoa consegue interpretar dados.

2. Raciocínio lógico

Esses exames medem a capacidade de raciocínio lógico de cada indivíduo e indicam se a sua tomada de decisão segue uma boa estrutura de pensamento. Por isso, é comum essa avaliação vir de diversas formas, seja em fichas de dominó, figuras geométricas ou progressões matemáticas.

No fim, o recrutador consegue ver se o candidato toma decisões a partir de certa lógica, ajudando a definir o encaixe na cultura organizacional.

3. Raciocínio verbal

O verbal é bem similar, mas focado na parte linguística. Nesse psicotécnico, o candidato recebe informações por escrito e precisa ler, avaliar e tomar uma decisão a partir dos dados fornecidos.

Aqui, a intenção de testar o raciocínio é a mesma, mas é um bom teste para verificar o nível de entendimento da língua portuguesa, seja em interpretação ou gramática.

4. Resistência à fadiga

Existem trabalhos que exigem repetição e resistência a situações monótonas, certo? Pois essa avaliação busca verificar exatamente isso: a capacidade de um candidato de realizar tarefas monótonas, as quais exigem atenção extrema.

Dessa forma, é bem comum vermos testes que pedem para a pessoa discriminar símbolos entre diversos desenhos ou coisas nesse sentido. Tudo para testar a sua resistência à fadiga.

5. Memória

A memória pode ser uma ferramenta primordial no dia a dia de um trabalho, especialmente para quem precisa lembrar de números, dados e informações. Com isso, um psicotécnico recorrente é o de testar a memória dos candidatos, para perceber suas aptidões quanto a um cargo.

6. Atenção e percepção

Similar aos de raciocínio, os exames de percepção medem a capacidade de detectar padrões, a partir de progressões numéricas e verbais. Logo, se a pessoa obtém resultados positivos, é possível perceber sua capacidade de realizar tarefas, com atenção especial aos pormenores.

7. Personalidade

Os testes de personalidade, também chamados de emocionais, são aplicados para medir diversos fatores da psique de cada candidato. Um exemplo claro desse tipo são os questionários que tratam sobre as opiniões, posicionamentos e comportamentos frente à diversas situações.

Dessa forma, o recrutador consegue entender traços importantes da personalidade, como o nível de introversão e extroversão, estabilidade, como se motiva ao longo do dia, como encara desafios e etc.

Ao contrário dos outros exames, no emocional não há resposta certa ou errada, mas é possível identificar caminhos para encontrar o candidato ideal, com maior possibilidade de encaixar no fit cultural da empresa.

Leia também: Quais são as principais doenças psicossociais ocupacionais?

Que tal melhorar a gestão de saúde e segurança no trabalho da sua empresa? A D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho promove um trabalho de excelência nesse nicho.

Faça um orçamento e conheça os serviços. Esse texto te ajudou? Segue lendo o nosso blog e fique atento a mais informações.

Aline Almeida

Aline Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!