O que é o teste PMK e como ele pode ser aplicado nas empresas?
O setor de recursos humanos precisa utilizar ferramentas para aprimorar o recrutamento e evitar erros na hora de contratar um novo funcionário. O teste PMK, assim como outros exames psicológicos, consegue verificar as qualidades e características de cada candidato, apontando se eles se encaixam na cultura organizacional.
O teste PMK é aplicado especialmente para trabalhos relacionados à segurança, ou mesmo para condutores. Ele consegue avaliar muito da personalidade de cada pessoa e, por isso, é muito comum nos processos seletivos e até mesmo em concursos públicos.
No geral, os exames possuem uma importância gigante no meio de recrutamento, ainda assim, muitas dúvidas surgem quando abordamos o tema. Vamos ver do que se tratam os testes?
Leia também: Quais são as principais doenças psicossociais ocupacionais?
O que são testes psicológicos?
São métodos de avaliação de aspectos intelectuais e cognitivos da personalidade de uma pessoa. No meio corporativo, os exames servem para entender, além da personalidade, as qualidades técnicas de um candidato.
Sendo assim, as avaliações ajudam no processo de recrutamento e seleção de novos contratados, observando se cada indivíduo encaixa com o perfil da empresa. As provas também podem indicar como a pessoa administra seu tempo e qual nível o de concentração para uma tarefa.
No fim, os exames mostram qual perfil pode suprir as necessidades de um cargo e se o indivíduo consegue adentrar ao meio corporativo, entender os valores da empresa e desempenhar bem seu papel.
Quem pode aplicar?
Quem coordena os testes psicológicos é o profissional formado em psicologia, com registro no Conselho Federal de Psicologia (CFP). Somente ele é habilitado a usar essa ferramenta, pois possui todo o know how de como cada avaliação funciona e qual aplicar em determinada situação.
Além do mais, ele é o responsável por avaliar os resultados de cada exame, sendo imprescindível possuir conhecimentos sobre a psique humana e suas complexidades. Nesse caso, sua expertise é primordial.
Principais tipos de testes psicológicos
Existem diversos exames, mas alguns são mais comuns na psicologia organizacional. São eles:
Teste AC — Atenção Concentrada
O nome já dá a dica: avalia a capacidade de concentração e foco dos candidatos. Para isso, a pessoa recebe uma folha com triângulos que devem ser encontrados na folha-resposta.
Esse tipo pode ser aplicado individualmente ou em grupo e é comum para profissionais que precisam de grande concentração para exercer uma função, como redatores, programadores e telefonistas.
Teste Quati
O Quati consegue delinear a forma de pensar e agir de uma pessoa. Ele define o tipo cognitivo e quais suas preferências, sendo possível determinar como o candidato reage, dependendo da situação imposta.
Para ilustrar os resultados, a pessoa pode ser definida por um dos tipos qualificados pela avaliação. Eles são baseados em traços como: introversão e extroversão; intuição e sensação e pensamento e sentimento.
Bateria de Provas de Raciocínio (BPR)
Esse teste indica a capacidade do candidato de pensar logicamente. Convenhamos, a lógica é uma das qualidades mais desejadas no meio profissional e por isso esse exame pode ser bem interessante no processo de recrutamento.
Dependendo do resultado, o candidato pode ser indicado para funções com foco na resolução de problemas.
Teste PMK
Já abordamos os exames mais corriqueiros, mas ainda falta um dos principais: o Teste PMK. Nomeado como psicodiagnóstico miocinético, o teste PMK foi desenvolvido pelo médico e psicólogo espanhol Emilio Mira y López para avaliar as características estruturais e reacionais da personalidade.
A sua fundamentação se baseia na teoria Motriz da Consciência, onde toda intenção ou propósito de reação é acompanhada por uma modificação do tônus postural.
Como funciona o teste PMK?
A técnica tem características projetivas. Ela consiste na averiguação de traços e desenhos feitos com lápis, por exemplo. Nesse caso, o candidato desenha linhas, em ziguezague ou retas, círculos e retas paralelas.
Durante o teste, a pessoa faz cada desenho primeiro com a mão esquerda, depois com a direita e, por fim, com as duas mãos. Assim, avalia-se itens primários da personalidade do candidato, em especial no âmbito de reação.
O que o teste PMK avalia?
No geral, o teste PMK mostra a essência de cada pessoa, como reage em situações específicas e com o ambiente que a cerca. Por isso, com o PMK é possível entender questões íntimas de cada um, como os níveis de depressão, impulsividade, agressividade e emotividade.
Um ponto que atesta a favor do exame é a sua capacidade de expor resultados quantitativos mensuráveis, os quais auxiliam e muito no recrutamento, por serem específicos, dinâmicos e sem tanta margem para erros.
Na avaliação, seis fatores são monitorados:
- Tônus Vital (Elação ou Depressão);
- Agressividade (Hetero ou Autoagressividade);
- Reação Vivencial (Extra ou Intratensão);
- Emotividade;
- Dimensão Tensional (Excitação ou inibição);
- Predomínio Tensional (Impulsividade ou Rigidez).
Por suas peculiaridades, é comum ver a aplicação para cargos como motorista, segurança e em concursos públicos para policiais.
Problemas com o Conselho Federal de Psicologia (CFP)
Em 2012, o teste PMK teve sua aplicação considerada como desfavorável pelo CFP. Na época, após a avaliação de um manual explicativo, a CFP considerou que a proposta de interpretação das variáveis apresentava problemas relevantes.
Apesar disso, após novas discussões e avaliações, o teste PMK voltou a ser aprovado e recomendado em 2014.
Leia também: O que é burnout, como identificar e por que sua empresa deve se preocupar?
Quer melhorar a gestão de saúde e segurança do trabalho na sua empresa? A D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho pode te ajudar.
Faça um orçamento e conheça os serviços. Para mais informações, acesse nosso blog!