Maio Vermelho e a importância da conscientização sobre o câncer bucal
Todo o nosso organismo merece atenção nos mínimos detalhes, inclusive a boca. Com isso, o Maio Vermelho é a nomeação da campanha realizada no quinto mês do ano para trazer a conscientização para a saúde bucal.
Muitas pessoas nem imaginam a possibilidade de adquirir câncer logo na boca e é por isso que hoje você vai entender tudo sobre o câncer bucal e a importância do Maio Vermelho.
Leia também: Maio Amarelo tem como foco reduzir os acidentes de trânsito: saiba mais
O que é o Maio Vermelho?
No calendário de cores da saúde, o Maio Vermelho é uma campanha que visa conscientizar a população para se prevenir contra o câncer bucal. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), aproximadamente 14.700 casos de câncer na boca poderão acontecer até o fim do ano no Brasil.
Assim, o Maio Vermelho tem como principal objetivo alertar as pessoas sobre o câncer de boca e como prevenir a doença, visto que as ocorrências de caso são alarmantes no país.
O que é e o que causa o Câncer bucal?
Esse tipo de câncer acontece devido a uma neoplasia (tumor) maligna que pode atingir os lábios, língua, céu da boca, gengivas ou outras partes da boca do indivíduo.
No Brasil, essa forma de câncer está classificada como a quinta mais frequente em homens, sendo que a maioria dos casos acontece com pessoas de 40 em diante.
As causas para esta doença, no entanto, possuem forte relação com maus hábitos e poucas visitas ao dentista.
Veja alguns fatores que podem levar ao câncer de boca:
Consumo excessivo de tabaco
Essa é uma das principais causas de câncer de boca, se não a principal. Segundo dados da Fundação do câncer de boca do Reino Unido, cerca de 90% das vítimas do câncer bucal fazem ou faziam consumo do tabaco. Além disso, seja cigarro, charuto ou qualquer outro tipo de tabaco pode causar o câncer.
Má alimentação
Uma má alimentação também é fator determinante para o câncer na boca. Por isso, atentar-se a uma ingestão de alimentos saudáveis, optar por alimentos menos ultraprocessados e uma dieta mais balanceada é fundamental na prevenção da doença.
Excesso de exposição solar
Quem costuma estar muito exposto ao sol sem a devida proteção pode facilitar o aparecimento da doença pelos lábios.
Alto consumo de álcool
Não é só o excesso de tabaco que leva ao câncer bucal, o consumo demasiado de álcool também é um desencadeador.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito por um profissional odontológico (o dentista) depois de exames na estrutura bucal que indiquem o diagnóstico. Além da região interna e externa da boca, ele também poderá analisar o pescoço e a mandíbula do paciente.
Para prevenir, é importante que o indivíduo faça consultas periódicas ao ao dentista. Além disso, observar se há suspeita da doença através de sintomas, tais como, inicialmente, lesões na boca que sangram e rapidamente crescem, sem cicatrizar.
O paciente também poderá perceber manchas esbranquiçadas ou avermelhadas em regiões como a gengiva, a língua, bochechas, entre outras partes da boca. Outro sintoma são os nódulos ao redor do pescoço.
Nos casos de câncer bucal mais graves, o paciente pode ter dificuldades para fazer movimentos com a língua, falar e engolir alimento ou água, por exemplo.
Qual o tratamento para o câncer bucal?
Depois de haver a suspeita do câncer pelo profissional da saúde, o dentista passará um exame de biópsia para averiguar a possibilidade de câncer de boca. Caso a biópsia confirme a suspeita, provavelmente o paciente terá que realizar uma operação na região localizada do tumor.
Depois disso, também poderá ser feito o tratamento por radioterapia e quimioterapia.
Importância do Maio Vermelho para conscientização
Para termos um espaço a mais e levarmos mais conscientização e informação para que as pessoas cuidem da saúde da boca, a campanha Maio Vermelho traz a oportunidade de nos unirmos por essa luta.
Neste mês – e que continue por todos os outros – é importante que se leve o tema para as ruas, para as redes sociais, tv, trabalho, escola e onde mais precisar. Incentivar a população a manter suas consultas ao dentista em dia é fundamental, assim como falar sobre a mudança de hábitos.
O Maio Vermelho é uma campanha em busca de uma sociedade com maior qualidade de vida, menos vidas perdidas e cidadãos mais conscientes com a sua saúde.
Dicas de prevenção para o câncer de boca
Na campanha do Maio Vermelho, algumas dicas de prevenção podem ser repassadas para conter o aumento de casos da doença. Confira!
- Ir regularmente ao dentista;
- Fazer a correta higiene bucal diariamente;
- Não fumar;
- Fazer menor ingestão de bebidas alcoólicas;
- Passar protetor solar nos lábios;
- Ter uma dieta alimentar mais saudável e natural.
Leia também: Médico do trabalho: qual o papel desse profissional?
A D+ SAÚDE Segurança e Medicina do Trabalho é uma empresa qualificada para propor atividades de conscientização e de saúde no seu espaço, buscando a promoção do bem-estar de seus colaboradores.
Quer levar campanhas de conscientização para a sua empresa ou escritório? Entre em contato e faça o seu orçamento!
Conte com o nosso blog para estar sempre atualizado sobre as últimas normativas, exigências e campanhas relacionadas à Segurança e Saúde do Trabalho!