Março Lilás: saiba mais sobre o mês de conscientização do câncer do colo do útero
O terceiro mês do ano é o momento de conscientização para o câncer do colo de útero. O Março Lilás tem como intenção atentar o público feminino sobre a doença e incentivar exames e testes que possam identificá-la, especialmente durante um estágio inicial.
Além disso, o Março Lilás ajuda as pessoas a entenderem os principais sintomas da doença e como ela ocorre, já que este tipo de câncer está relacionado a uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), o HPV.
Assim, fica óbvia a importância de entender mais sobre a campanha e o câncer do colo de útero, além de como abordá-la em empresas. Se interessou pelo tema? Vamos te mostrar todos os detalhes sobre a questão.
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Câncer do colo do útero: como ele ocorre?
Este tipo de câncer aparece em decorrência da infecção do Papilomavírus humano, o HPV. Caracterizado como uma IST, o HPV infecta pele ou mucosas de parte íntimas dos pacientes, provocando verrugas e, em casos mais sérios, o câncer do colo de útero.
Isso acontece pelo fato do vírus possuir subtipos oncogênicos. Ou seja, possui uma maior possibilidade de desenvolver câncer. Assim, tais subtipos são responsáveis por 70% dos cânceres cervicais.
É bom lembrarmos das estatísticas sobre a doença: segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o de colo do útero é o terceiro mais comum em mulheres no Brasil, atrás apenas do tipo que ocorre na pele e o de mama. Assim, percebemos como a doença impacta milhares de pessoas.
Principais sintomas
Normalmente o vírus do HPV é eliminado pelo sistema imunológico, sem causar grandes danos. O problema é quando ocorre o câncer do colo de útero, o qual pode ser bastante silencioso nas primeiras fases.
Com isso, muitas mulheres não fazem ideia da presença do vírus e do avanço do câncer no corpo. Porém, alguns sinais podem indicar a doença, como:
- Dor na região do baixo ventre;
- Edemas nos membros inferiores;
- Sangramento vaginal recorrente, sendo comum após uma relação sexual;
- Secreção com odor e cor amarelada.
Prevenção e diagnóstico
Para identificar a enfermidade é preciso realizar com frequência o exame Papanicolau, onde o especialista detecta alterações nas células na região do colo do útero. A ideia de realizar sempre o teste se dá pelo fato de ser bem mais fácil de tratar e eliminar o câncer em estágios iniciais.
Apesar disso, existem outras formas de detectar a enfermidade, como biópsia, exames pélvicos e colposcopia.
Ainda assim, prevenir a doença ainda é o melhor remédio. Como o vírus do HPV é a base, indica-se o uso constante do preservativo em relações sexuais, seja ele masculino ou feminino. Também é importantíssimo evitar o contato da pele com a região perineal.
Outra forma é tomar a vacina para prevenir o vírus. Porém, ela está disponível apenas para meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também é possível obter pela rede privada de saúde.
Tratamento
O tratamento mais comum é a remoção das células cancerígenas. Entretanto, dependendo da gravidade do caso, talvez seja preciso passar por radioterapia ou quimioterapia, ou até mesmo a retirada do colo do útero ou da parte superior da vagina.
O que é o Março Lilás?
Bom, deu para perceber a gravidade da situação. Por isso que o Março Lilás foi criado. Para dar atenção a uma doença silenciosa e com consequências graves. A ideia é mostrar como a infecção atua no corpo e quais as causas para a ocorrência.
Além do mais, o Março Lilás funciona como uma campanha extra para a conscientização do uso de preservativos contra IST’s como o HPV. No fim, é um lembrete de como manter a sua saúde e exames em dia pode ser o diferencial para um diagnóstico precoce.
Por isso, ir ao médico com frequência e se testar é primordial.
Como aplicar o Março Lilás na sua empresa
Diversas organizações possuem o costume de disseminar informações sobre saúde e bem-estar para os funcionários. Assim, trazer a questão do Março Lilás irá ampliar o conhecimento das funcionárias sobre a doença e fazer com que elas se sintam cuidadas e pertencentes a um ambiente familiar.
Uma dica para incluir a temática é disponibilizar materiais com orientações sobre a doença na comunicação interna da empresa. Redes sociais, e-mail marketing, tudo pode ser um local para esta ação.
Além disso, palestras sobre o Câncer de colo de útero também são indicadas. Mostre como identificar a doença cedo pode ajudar no combate da mesma.
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