Fevereiro Laranja: leucemia e a importância do diagnóstico precoce

Fevereiro Laranja: leucemia e a importância do diagnóstico precoce

O mês de fevereiro é momento de conscientização para muitas doenças, como lúpus e Alzheimer. Porém, outra doença que também merece muita atenção é a leucemia. Assim, criou-se o Fevereiro Laranja para discutir a importância do diagnóstico precoce e da doação de medula óssea.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2020 e 2022, estima-se que no Brasil apareçam 5.920 novos casos de leucemia em homens e 4.890 em mulheres. Por isso, entidades têm cada vez mais lutado pela conscientização sobre a doença e o Fevereiro Laranja é reflexo disso.

Mas o que é a leucemia, como ela ocorre? Qual a importância do Fevereiro Laranja na luta contra este tipo de câncer? Te respondemos a seguir.

Leia também: Doenças ocupacionais: conheça as principais e suas causas

O que é a leucemia?

A leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos, iniciando na medula óssea, onde o sangue é produzido. A doença acontece quando células doentes se acumulam na medula e substituem células saudáveis.

A medula óssea é local de origem de células como os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos e as plaquetas. Assim, este tipo de câncer afeta uma parte extremamente relevante no corpo humano.

Como ela ocorre?

Na maioria dos casos, a causa é desconhecida. Porém, o que ocorre é basicamente o surgimento de uma célula imatura, a qual sofre uma mutação genética e se transforma numa célula cancerosa.

Por essa razão, a partícula não funciona de forma adequada, sendo capaz de se multiplicar rapidamente. Ela também possui mortalidade menor, se comparada à de glóbulos brancos normais.

Dessa forma, as partículas cancerígenas vão substituindo as saudáveis na medula óssea, causando a leucemia e os sintomas característicos da doença.

Sintomas

Alguns dos sinais para a leucemia variam conforme o quadro e gravidade. É bom lembrarmos: existe a doença em forma aguda e crônica.

A primeira aparece de forma rápida e instantânea e pode ser mais agressiva. Já a segunda aparece aos poucos, ao longo dos anos e é mais comum em pessoas adultas.

Os principais sintomas da leucemia são:

  • Anemia;
  • Cansaço excessivo;
  • Manchas roxas ou pontos vermelhos na pele
  • Palidez;
  • Palpitação;
  • Sangramento na gengiva e nariz;
  • Sonolência.

Quais os tratamentos?

Para casos mais graves, os médicos costumam optar pela quimioterapia, mas o tratamento varia conforme o tipo da doença. Ainda assim, a quimio pode se prolongar por um tempo e ter alguns efeitos colaterais desagradáveis.

A ideia do procedimento é anular as células cancerígenas e ajudar na produção de partículas sadias. Juntamente com a quimio, os médicos indicam o uso de medicamentos, e há uma preocupação com o efeito da doença no Sistema Nervoso Central.

Por outro lado, em algumas situações o ideal é realizar a transfusão de sangue, uma radioterapia ou mesmo o transplante de medula óssea. Este último é um procedimento não cirúrgico onde a pessoa com câncer pode receber o material de um doador compatível.

Mesmo com as possibilidades de tratamento, o ideal é descobrir a situação precocemente. Assim, existem maiores chances do paciente derrotar a doença e continuar a viver normalmente.

Fevereiro Laranja: importância do diagnóstico precoce

O Fevereiro Laranja foi definido como a temporada onde se discute, conscientiza e debate questões pertinentes à leucemia. Porém, o foco maior do evento é mostrar a importância de realizar testes para perceber a doença com antecedência e fazer a doação de medula óssea.

Ir ao médico e realizar exames de sangue sempre que possível são formas de detectar a leucemia antes de se desenvolver um quadro grave. Por isso, o Fevereiro Laranja lembra a todos a importância de uma consulta frequente à profissionais médicos.

Além do mais, a doação de medula óssea é muito importante. Você sabia que de cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível? Por isso, quanto mais pessoas souberem da situação e se conscientizarem em doar através do Fevereiro Laranja, maior a probabilidade de compatibilidade com pacientes diagnosticados.

Fevereiro Laranja: abordagem nas empresas

Considerando todas essas questões, é importante empresas de diversos tipos e portes aderirem ao Fevereiro Laranja. Os cuidados com a saúde e a realização constante de exames devem ser contemplados a partir de uma ação educativa e preventiva.

Palestras, folders e outros materiais informativos são bem vindos e com certeza vão contribuir na luta contra a leucemia. Toda e qualquer informação pode ser um diferencial na hora de salvar vidas.

Leia também: O que é medicina ocupacional? Saiba qual a importância para sua empresa

Você conhece a D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho?

Adequar a sua empresa às normas e leis relacionadas com a medicina ocupacional e medicina do trabalho ficou bem fácil. E tudo isso você encontra aqui.

Fazemos serviço de monitoramento, consultoria e preservação da saúde ocupacional de todos os colaboradores. E claro, tudo isso com o apoio de uma equipe especializada.

Faça um orçamento conosco e se mantenha informado no nosso blog!

Redação

Redação

Redação da LIV Marketing! Muito mais que uma agência de Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!