Dia Mundial do Câncer: Quando surgiu esta data?
Uma das preocupações da área da saúde é com o avanço de algumas doenças que fazem vítimas fatais todos os anos, sendo este fato aos montes, a doença que mais leva pessoas a fatalidades é o câncer, pensando em todas as pessoas que convivem ou conviveram com esta doença, foi criado o Dia Mundial do Câncer.
Dia Mundial do Câncer ou Dia Mundial de Combate ao Câncer é a data do dia 04 de fevereiro, uma iniciativa global que aos poucos foi ganhando espaço de governos e projetos sociais, dando a devida atenção para a prevenção e tratamentos da doença.
Leia também: 704 mil novos casos de câncer podem surgir até 2025
Quando surgiu o Dia Mundial do Câncer?
O ano de oficialização da data foi 2008, no Brasil a data foi adotada a partir de 2011. Devido a reincidência de casos, a data não demorou para ser aprovada como mundial e tornar o dia 04 de fevereiro de todos os anos como oficial e ser o Dia Mundial do Câncer.
Quem criou o dia Dia Mundial do Câncer?
A criação do Dia mundial do Câncer partiu da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil a data ganhou força com o apoio do Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil.
Dados preocupantes sobre o Câncer
Outras campanhas de prevenção ao câncer já são sucesso no Brasil, como Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata e o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.
No ano de 2022, um total de 72 mil novos casos de câncer de próstata são esperados a cada ano, o câncer de mama possui mais incidência com mais de 74 mil casos novos, segundo dados do INCA.
O instituto também divulgou que o Brasil gasta R$ 125 bilhões por ano com doenças cancerígenas decorrentes do tabaco e estimou que 704 mil novos casos de câncer por ano até 2025 podem acontecer.
Leia também: Dezembro é o mês de combate ao câncer de pele
O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
Dicas de prevenção o câncer:
- Não fumar;
- Adotar uma alimentação saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Praticar atividades físicas;
- Amamentar;
- Realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos;
- Bebidas alcoólicas;
- Carnes processadas;
- Exposição ao sol entre 10h e 16h;
- Evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.
Vacinas
- Vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV;
- Hepatite B.
A União Internacional para Controle do Câncer (UICC) é a principal organização mundial não-governamental que contribui com discussões e encontros científicos direcionados para políticas de câncer e com programas internacionais de formação profissional nessa área. Sua sede está localizada em Genebra, na Suíça. Entre as principais ações da UICC está a mobilização internacional pelo Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro), ação na qual o INCA é parceiro estratégico na região.
A D+ Saúde – Medicina e Segurança do Trabalho oferta um serviço de medicina ocupacional e prevenção contra riscos em ambiente de trabalho. Com uma clínica em localização privilegiada, realiza os exames admissionais, periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho e admissional. Consulte já como a saúde no trabalho pode ajudar você.